Portugal fecha espaço aéreo a aviação da Rússia, a informação foi divulgada pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros neste domingo.
Portugal, assim como outros países europeus, está tomando medidas drásticas em resposta à invasão russa da Ucrânia. O Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal anunciou recentemente o fechamento do espaço aéreo do país a companhias de aviação russas. Esta ação segue a mesma linha de decisões tomadas por outras nações europeias, incluindo Espanha, França e os Países Baixos.
A invasão russa da Ucrânia tem gerado uma onda de represálias em toda a Europa. Países como Itália, Alemanha, Bélgica, Luxemburgo, Dinamarca, República da Irlanda, República Checa, Polônia, Bulgária e os Estados Bálticos da Estônia, Letônia e Lituânia já haviam tomado a decisão de fechar seus espaços aéreos para aviões russos. Até mesmo a Finlândia, que geralmente mantém uma posição neutra em conflitos internacionais, aderiu a essa ação coletiva.
Essa medida é vista como uma demonstração de solidariedade da União Europeia e seus Estados-membros à Ucrânia, condenando veementemente as ações russas no território ucraniano. Além do fechamento do espaço aéreo, há também uma série de sanções econômicas e políticas sendo impostas à Rússia como resposta à sua agressão.
Embora essas ações tenham um impacto significativo nas relações internacionais e na indústria da aviação, elas refletem a gravidade da situação na Ucrânia e o desejo dos países europeus de buscar uma resolução pacífica para o conflito. O fechamento do espaço aéreo é mais uma maneira pela qual a comunidade internacional está pressionando a Rússia a reconsiderar suas ações e buscar uma solução diplomática para a crise.
🇵🇹🇺🇦Portugal vai fechar o seu espaço aéreo a companhias de aviação da Rússia. Tomamos esta medida em articulação com os nossos parceiros europeus e em resposta à agressão da Rússia contra a Ucrânia.
— N Estrangeiros PT (@nestrangeiro_pt) February 27, 2022
Fonte:
Viaje Mais: